Após muitos anos usando o Gentoo(20 anos), decidi que estava na hora de experimentar outra distro. O Gentoo sempre foi minha distro principal, por isso me sentia muito confortável com ela, apesar de me tomar um bom tempo em resoluções de problemas que vinham acontecendo a cada atualização, por isso resolvi que era a hora de mudar para alguma distro que me deixe com mais “tempo” livre para meus outros afazeres.
Além do Gentoo eu também uso o Debian, mais específicamente nos meus servidores, tanto pessoal como na empresa, mas o Debian ainda está um pouco longe do que eu espero no meu Desktop, principalmente porque não gosto de usar o systemd. Já experimentei vários outras distros como Arch, Funtoo, e algumas variantes BSD, até chegar ao Void Linux.
Em resumo, o Void se mostrou muito simples desde a instalação até a configuração do meu Desktop. Em menos de 1 hora eu já estava com tudo como era no meu Gentoo, inclusive com o Steam completamente funcional. Uma boa surpresa, ou eu que estava acostumado com o longo processo de instalação do Gentoo? Não posso afirmar que uma distro seja melhor que outra, mas neste momento a que melhor se adapta ao meu fluxo de trabalho é o Void.
Vantagens do Void.
– Instalação extremamente rápida(se você sabe o que está fazendo)
– Gerenciador de pacotes extremamente enxuto
– Utiliza o runit como init system
– Disponível para a plataforma arm64
Desvantagens do Void
– Documentação ainda deixa a desejar
– Ainda tentando encontrar outras…
Enfim, acredito ter feito uma boa escolha, mas isso só o tempo pode confirmar.
Até breve!